- CUIABÁ
- SÁBADO, 13 , SETEMBRO 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o novo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, conversaram por telefone na tarde desta quinta-feira (11), em diálogo que durou cerca de 30 minutos, segundo informou o Palácio do Planalto.
Durante a conversa, Lula destacou a histórica cooperação entre Brasil e Alemanha nas áreas de meio ambiente e combate às mudanças climáticas, reforçando a importância da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em 2025, em Belém (PA).
“O presidente Lula ressaltou a importância da COP30 em Belém para reunir compromissos climáticos ambiciosos e à altura da crise climática que o planeta vive”, informou o Planalto em nota oficial.
Em resposta, o chanceler Merz afirmou que a Alemanha será representada em alto nível no evento climático, sinalizando apoio político à iniciativa brasileira.
Democracia, multilateralismo e comércio internacional
Os dois líderes também reafirmaram o compromisso conjunto com a defesa da democracia, do multilateralismo e das instituições internacionais. Outro tema central da conversa foi o avanço nas negociações do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
Na semana passada, o texto do acordo foi formalmente encaminhado para análise do Conselho Europeu, etapa necessária para que o tratado possa seguir para votação no Parlamento Europeu e posterior aprovação pelos países-membros.
A expectativa é de que a assinatura final entre os blocos ocorra ainda este ano, criando uma zona de livre comércio com mais de 700 milhões de pessoas e que representaria cerca de 26% do Produto Interno Bruto (PIB) global.
As negociações, que se arrastaram por mais de 25 anos, foram concluídas tecnicamente em dezembro de 2023, mas ainda enfrentam resistência em alguns países europeus — em especial da França, cujo setor agrícola teme a concorrência com o agronegócio dos países do Mercosul.
Cooperação bilateral e eventos futuros
Lula e Merz também concordaram em realizar, em 2026, a terceira reunião de alto nível entre Brasil e Alemanha, dentro de um esforço contínuo de fortalecimento das relações bilaterais iniciado em 2023.
O presidente brasileiro ainda confirmou a participação do Brasil como país homenageado na Feira Industrial de Hannover de 2026, uma das maiores do mundo no setor. O governo federal prevê a montagem de cinco pavilhões e a presença de até 160 empresas brasileiras no evento.