- CUIABÁ
- SEGUNDA-FEIRA, 12 , JANEIRO 2026


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta quinta‑feira (8) uma ligação do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, para tratar da situação na Venezuela. Segundo o Planalto, os dois chefes de Estado concordaram que a crise venezuelana deve ser solucionada por meios pacíficos, por meio de negociação e respeito à vontade do povo venezuelano.
Em nota, a Presidência da República destacou a preocupação com o uso da força contra um país sul‑americano, qualificando ações militares como uma violação ao direito internacional, à Carta das Nações Unidas e à soberania da Venezuela. Ambos os líderes pontuaram que tais medidas representam um precedente perigoso para a paz e a segurança regional e para a ordem internacional.
O diálogo ocorre em um contexto de tensões crescentes na região, intensificadas recentemente por uma operação militar dos Estados Unidos na Venezuela, que provocou reações internacionais e debates sobre soberania e intervenção estrangeira.
Brasil e Colômbia ressaltaram ainda a intenção de continuar cooperando em prol da paz e da estabilidade na Venezuela, país com o qual compartilham extensas fronteiras.