- CUIABÁ
- DOMINGO, 25 , MAIO 2025
Durante discurso em Campo Verde (MT), neste sábado (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende retornar a Mato Grosso mais duas vezes até o fim do mandato para acompanhar obras e programas em andamento, especialmente voltados à agricultura familiar. Ele também destacou que o governo federal tem feito investimentos no ELustado sem discriminar prefeitos ou governadores por diferenças partidárias, apesar de Mato Grosso ser uma das unidades da federação com maior apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Durante muito tempo esse país foi governado por gente que, se o prefeito fosse inimigo, não tinha nem empréstimo. Os dez estados do Nordeste não receberam uma agulha no governo passado porque não havia predisposição”, declarou Lula.
Em tom conciliador, Lula elogiou a parceria com o governo estadual na execução de obras como a duplicação da BR-163, que receberá R$ 5,9 bilhões do BNDES, e o Rodoanel de Cuiabá, com mais R$ 600 milhões anunciados. Ele enfatizou que os recursos federais não são “favores”, mas um dever republicano, reforçando que não há retaliação contra o estado por ter votado majoritariamente em seu adversário político.
“Isso não é nenhum favor do Governo Federal para o estadual. É obrigação dos entes federados trabalharem juntos para melhorar a vida do povo”, disse, diante do governador Mauro Mendes (União), que estava no palanque.
Além de assumir o compromisso de voltar ao estado após a primeira colheita do programa Solo Vivo, Lula também adiantou que deverá retornar outras vezes durante a gestão.
“Eu vou voltar mais umas duas vezes aqui, porque tem coisa para anunciar nesse estado.”