segunda-feira, 6 - outubro 2025 - 17:56

Mais uma primeira-dama em MT cogitada para deputada


Vilma Gamba, de Alta Floresta
Vilma Gamba, de Alta Floresta

Mais uma primeira-dama municipal deve entrar na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso em 2026. Vilma Gamba, secretária de Assistência Social e Cidadania de Alta Floresta, está sendo articulada como possível candidata a deputada estadual. Com ela, já são cinco primeiras-damas se movimentando politicamente para o pleito.

Nos bastidores, há um acordo familiar em discussão: ou Vilma ou seu esposo, o prefeito de segundo mandato Chico Gamba (União Brasil), deve disputar uma cadeira no Legislativo estadual. Caso Chico opte por concorrer, precisará renunciar ao cargo de prefeito até seis meses antes da eleição, como exige a legislação eleitoral. No entanto, a tendência é que ele recue para apoiar a pré-candidatura da esposa.

Vilma atuou no primeiro mandato do marido como coordenadora do projeto “Eu Amo e Cuido de Alta Floresta”, voltado à valorização da cidade e ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade. Já no segundo mandato de Chico Gamba, ela assumiu oficialmente a Secretaria de Assistência Social, pasta responsável pelas políticas públicas voltadas à inclusão e ao atendimento social da população.

Além de Vilma, outras primeiras-damas também se organizam para disputar cargos eletivos em 2026. São elas: Samantha Íris e Alessandra Cróco, ambas de Rondonópolis; Aline Félix, de Nova Mutum; e Juliana Souza Kolankiewicz, de Água Boa, que deve disputar uma vaga na Câmara Federal. A primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, também cogita se lançar candidata a deputada federal.

+