- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


O Governo de Mato Grosso está com negociações avançadas para iniciar a comercialização de créditos de carbono, resultado das políticas estaduais de combate ao desmatamento ilegal e à prevenção de incêndios florestais. O tema foi destaque nesta terça-feira (23) durante a Semana do Clima de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Durante uma das reuniões, a secretária de Meio Ambiente do Estado, Mauren Lazzaretti, reforçou a importância da validação técnica dos dados sobre o estoque de carbono de Mato Grosso como etapa essencial para garantir segurança jurídica no processo de negociação.
“Estamos trabalhando com nossa equipe, junto com a estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir) e diversos parceiros, para assegurar segurança jurídica e, assim, avançar rumo ao início da comercialização. Com a Emergent, discutimos os próximos passos para viabilizar a concretização das negociações”, afirmou Lazzaretti.
De acordo com a secretária, o Estado está prestes a finalizar as etapas necessárias para ofertar seus créditos no mercado internacional. “Estamos a poucos passos de concluir esse trabalho e colocar os nossos créditos à disposição. É uma construção coletiva que estamos conseguindo tirar do papel”, destacou.
Para o promotor de Justiça Marcelo Vachiano, a iniciativa é estratégica para estimular a preservação ambiental e promover melhorias na qualidade de vida da população mato-grossense. “Precisamos acompanhar essas tratativas de perto para que as melhores soluções sejam colocadas à mesa no momento da tomada de decisão”, enfatizou.
Também participaram da reunião a secretária de Comunicação, Laice Souza; a secretária adjunta de Recursos Hídricos da Sema, Lilian Ferreira dos Santos; além de técnicos e servidores do Governo do Estado.