terça-feira, 14 - outubro 2025 - 10:03

Max cita cenário acirrado e crê em eleição ao governo em 2 turnos em 2026


Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (PSB)
Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (PSB)

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), avaliou que a eleição ao Governo do Estado em 2026 deve quebrar a tradição dos últimos pleitos e ser decidida em dois turnos. A declaração foi feita na manhã desta terça-feira (14), durante entrevista ao Jornal da Capital 101.9 FM.

Segundo o parlamentar, o cenário político atual aponta para uma disputa equilibrada entre nomes já consolidados no estado, como o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), o senador Wellington Fagundes (PL) e o senador Jayme Campos (União Brasil).

“Eleição de governo em Mato Grosso sempre se decide no primeiro turno, é uma prática de todas as eleições. Se continuar esse quadro que está se desenhando hoje, vai ser uma eleição de dois turnos, em uma disputa mais acirrada”, avaliou Russi.

Nos últimos pleitos estaduais, os governadores foram eleitos ainda no primeiro turno, mas Max pondera que o avanço de candidaturas competitivas e a divisão entre os principais grupos políticos do estado podem alterar essa tendência em 2026.

Além do Governo, o deputado acredita que a corrida pelo Senado também tende a ser apertada. “Para Senado também vai ser uma eleição apertada para todo mundo”, completou.

 

+