- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


A vereadora Maysa Leão (Republicanos) elevou o tom das críticas contra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), nesta terça-feira (14), ao acusá-lo de priorizar articulações políticas para as eleições de 2026 em detrimento dos problemas enfrentados pela capital. Para a parlamentar, o gestor estaria mais preocupado em interferir na disputa estadual do que em resolver a crise na saúde e em outros setores da administração municipal.
Segundo Maysa, Abilio estaria atuando para enfraquecer o projeto político do senador Wellington Fagundes (PL), seu correligionário, com o objetivo de favorecer o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que ensaia uma candidatura ao governo do Estado.
“A dedicação que o prefeito tem dado a essa pauta política deveria ser a mesma que ele precisa dar a Cuiabá. A cidade está colapsando, a saúde em caos, e ele está preocupado em retirar o projeto de um correligionário para montar o seu próprio, determinando quem serão os candidatos”, disparou.
A vereadora também apontou falhas na gestão da saúde pública da capital, citando problemas básicos enfrentados em unidades municipais.
“Ele deveria estar preocupado com a insalubridade, com o prêmio-saúde, com a remuneração dos servidores. Tem unidade em que falta até copo descartável. Enfermeiras precisam pedir ao paciente se trouxe copo de casa. Falta papel higiênico”, relatou.
Para Maysa, a tentativa do prefeito de antecipar o debate eleitoral demonstra falta de prioridade com a gestão atual. Ela lembrou que Abilio chegou a admitir publicamente a possibilidade de decretar calamidade na cidade novamente.
“O prefeito deveria estar preocupado com 2025, que ainda nem acabou. Cuiabá vive uma situação caótica. É incoerente estar focado em 2026 quando não consegue garantir uma saúde e uma educação equilibradas”, criticou.
A vereadora também ironizou o foco do Executivo em ações midiáticas, como a instalação de câmeras em escolas, enquanto unidades sofrem com infraestrutura precária.
“Enquanto divulgam câmeras, tem escola com o teto caindo. É hora do prefeito abrir o foco em Cuiabá e deixar o processo eleitoral para o ano que vem. Ninguém constrói candidatura única sozinho”, concluiu.
As críticas de Maysa Leão ocorrem em meio à movimentação política de Abilio Brunini, que tem feito viagens frequentes a Brasília para tentar influenciar o posicionamento do PL nas eleições de 2026, ao mesmo tempo em que demonstra alinhamento público com Otaviano Pivetta, possível adversário interno do senador Wellington Fagundes.