terça-feira, 29 - abril 2025 - 14:44

MDB planeja manter força política em 2026, apesar de saída de Juarez e Emanuelzinho


JUAREZ COSTA E EMANUELZINHO
JUAREZ COSTA E EMANUELZINHO

O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, afirmou que o MDB está se preparando para manter sua representatividade nas eleições de 2026, mesmo com a iminente saída dos deputados federais Juarez Costa e Emanuelzinho. Segundo Bortolin, a sigla trabalha para garantir, ao menos, o mesmo número de cadeiras que possui atualmente, ou seja, dois deputados federais e quatro estaduais.

“Nosso objetivo é garantir que, no pior cenário, o MDB saia das eleições do ano que vem com a mesma força que tem hoje, com dois federais e quatro estaduais”, disse Bortolin.

A saída de Juarez Costa e Emanuelzinho representa uma perda significativa para o partido no Congresso Nacional. No entanto, Bortolin ressaltou que a principal prioridade do MDB é a candidatura da deputada estadual Janaina Riva ao Senado.

“O MDB tem um projeto principal, que é a candidatura ao Senado da deputada Janaina Riva. Estamos também trabalhando para estruturar uma boa chapa para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal”, afirmou Bortolin.

Sobre o impacto da possível saída de Juarez Costa, Bortolin reconheceu a importância do deputado, especialmente no apoio aos municípios. Embora a saída de Juarez ainda não esteja completamente definida, ele acredita que a situação pode sofrer mudanças. “Perder dois deputados federais seria prejudicial para qualquer partido, especialmente o Juarez, que é um grande defensor dos municípios. Como ex-prefeito e atual presidente da AMM, sei o quanto ele tem ajudado as cidades de Mato Grosso”, destacou.

Para as eleições de 2026, o MDB está em tratativas com cerca de sete nomes competitivos para compor sua chapa à Câmara Federal, embora Bortolin tenha preferido manter os detalhes em sigilo, dizendo apenas: “Ainda vamos manter isso em sigilo.” Ele próprio é cotado como candidato a deputado estadual.

Nas eleições de 2026, Mato Grosso elegerá nove deputados federais, 27 deputados estaduais, dois senadores, além do presidente da República e do governador do estado.

+