sábado, 24 - maio 2025 - 12:55

Mendes é vaiado por pequenos agricultores durante evento com Lula em MT; vídeo


Reprodução
Reprodução

O governador Mauro Mendes (União) foi vaiado por pequenos agricultores ao discursar no lançamento do programa Solo Vivo, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao assentamento de Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde (131 km de Cuiabá), neste sábado (24).

O ato foi acompanhado por autoridades e população local, que esperava o anúncio do projeto voltado para a agricultura familiar. Em meio às vaias, o governador relembrou outros episódios em que foi contestado por produtores e disse estar acostumado a reações negativas quando toma decisões impopulares. “No terceiro ano, diante de uma plateia parecida como essa aqui, de produtores rurais, de grandes produtores, e a maioria deles me vaiaram. Porque eu tomei naquele momento decisões corretas, mas que foram mal compreendidas por eles”, afirmou.

Durante seu discurso, Mendes destacou os investimentos do governo estadual na agricultura familiar, citando asfaltamento de assentamentos e um novo financiamento internacional. “Nós estamos pegando o financiamento do Banco Mundial e vamos colocar quase R$ 500 milhões exclusivamente para agricultura familiar no estado de Mato Grosso”, disse.

O governador ainda rebateu as críticas e justificou que parte dos recursos vêm da taxação sobre os grandes produtores: “Eu tô pegando dinheiro dos grandes produtores, 5% do Fetab, que é pago pelos produtores de Mato Grosso. Esse dinheiro está indo exclusivamente para agricultura familiar. Isso é fazer justiça, porque a maioria desses grandes um dia também foram pequenos”.

Apesar da recepção hostil de parte da plateia, Mendes elogiou a parceria com o governo federal e reconheceu a importância do programa Solo Vivo. “Quero parabenizar o Governo Federal por este programa para a agricultura familiar”, declarou.

Veja o vídeo:

+