- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 11 , SETEMBRO 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (2) que as forças militares americanas “abateram” um barco de transporte de drogas supostamente ligado à Venezuela. Segundo ele, a ação faz parte do esforço para conter o tráfico internacional de entorpecentes.
“Temos muitas drogas entrando em nosso país há muito tempo. E acabamos de ver que elas saíram da Venezuela”, afirmou Trump, sem fornecer mais detalhes sobre a operação militar.
A informação foi reforçada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, que confirmou a ação em publicação na rede social X (antigo Twitter). “Como @POTUS anunciou há pouco, hoje os militares americanos realizaram um ataque letal no sul do Caribe contra um navio de drogas que havia partido da Venezuela e estava sendo operado por uma organização narcoterrorista”, escreveu Rubio.
Escalada contra o narcotráfico
A operação representa uma escalada significativa da política antidrogas do governo Trump, que tem classificado alguns cartéis como organizações terroristas estrangeiras. A retórica mais agressiva e a mobilização de forças militares na região caribenha têm gerado tensões diplomáticas, especialmente com a Venezuela.
O regime de Nicolás Maduro, que já enfrenta sanções internacionais e acusações de envolvimento com o narcotráfico, pode considerar a ação americana uma provocação direta, elevando ainda mais o clima de hostilidade entre os dois países.
Rubio em missão diplomática
Ainda nesta semana, Marco Rubio deve viajar ao México e ao Equador, onde tem agendas previstas com autoridades locais para discutir segurança regional e o combate ao crime organizado. A movimentação ocorre em meio ao aumento das operações dos Estados Unidos contra rotas internacionais de tráfico que, segundo o governo americano, têm origem ou passam pela Venezuela.