- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 15 , JULHO 2025
Centenas de moradores de Cuiabá enfrentaram a madrugada desta terça-feira (15) na fila por uma das 200 senhas diárias disponibilizadas pela Prefeitura para o cadastro presencial no programa habitacional Casa Cuiabana. Algumas pessoas chegaram ainda na noite anterior e chegaram a dormir em frente ao Palácio Alencastro e à sede da Secretaria da Mulher, onde o atendimento presencial é realizado.
Desemprego, aluguel caro, situação de rua e filhos pequenos são algumas das realidades enfrentadas por quem optou pelo atendimento presencial. A escolha por comparecer aos pontos físicos de cadastro, mesmo com a possibilidade de inscrição online, tem sido motivada pela esperança de conseguir algum tipo de prioridade ou atendimento diferenciado por meio do contato direto com os servidores municipais.
Apesar disso, a Prefeitura de Cuiabá divulgou que não há necessidade de formação de filas, pois o sorteio das unidades habitacionais não considera a ordem de inscrição. Ainda assim, relatos indicam que todas as senhas do dia foram entregues entre 19h e 21h da noite anterior, o que gerou frustração entre os que chegaram já na madrugada. Muitos permanecem nas filas por horas, mesmo sem garantia de atendimento.
O cadastro no programa Casa Cuiabana pode ser feito de duas formas: presencialmente, com entrega diária de senhas até o dia 19 de julho, e online, por meio da plataforma Habitanet, disponível no site oficial da Prefeitura de Cuiabá. Os pontos de atendimento físico são a sede da Secretaria Municipal de Habitação, na Praça Alencastro, e a sede da Secretaria Municipal da Mulher, na Avenida Getúlio Vargas.
O processo de seleção para o programa habitacional será feito por sorteio, dividido em etapas, ao longo dos próximos três anos, conforme a disponibilidade das unidades. Serão respeitados critérios de prioridade previamente definidos. Os nomes dos contemplados serão divulgados na Gazeta Municipal e no site da Prefeitura.
O Casa Cuiabana tem como objetivo promover o acesso à moradia para famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo igualdade de oportunidade aos inscritos, independentemente da data ou forma de cadastro.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram