sexta-feira, 9 - janeiro 2026 - 09:47

Entre atraso e esperança, expectativa marca usuários por entrega provisória do terminal do CPA 3


WhatsApp Image 2026-01-09 at 09.10.33 (1)
WhatsApp Image 2026-01-09 at 09.10.33 (1)

Após meses enfrentando sol forte e chuva intensa nos pontos improvisados da região, usuários do transporte coletivo do CPA 3 aguardam com expectativa a abertura provisória do terminal, anunciada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), para este sábado (10).

Na manhã desta sexta-feira (9), o FatoAgora esteve no local e acompanhou os trabalhos finais para a liberação emergencial do espaço. O muro da área de embarque foi retirado, equipes faziam a limpeza das calçadas e dos locais onde os passageiros irão aguardar os ônibus, e a pista de circulação deve receber asfalto nos próximos dias.

O Terminal do CPA 3, um dos mais movimentados da região norte de Cuiabá, atende cerca de 40 mil passageiros. A obra, iniciada em 2022, está orçada em R$ 2,5 milhões e foi interrompida em junho de 2024. Mesmo com previsão de 80% de conclusão, o espaço permanecia fechado até a decisão pela abertura

Para quem depende diariamente do transporte público, a decisão representa mais do que uma obra: significa dignidade. Moradora antiga da região, Dona Jacinta contou que as dificuldades atingem principalmente idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

“A gente está passando muita dificuldade aqui. Eu já sou de idade e tem pessoas que precisam ser colocadas dentro do ônibus, porque não conseguem subir. Não tem plataforma. Então a expectativa é muito grande, muito alegre. A gente ficou feliz, porque esse terminal ficou fechado por muito tempo”, relatou.

Usuário do transporte coletivo, Jonair Cavalcante da Silva destacou que o atraso na entrega já vinha sendo motivo de reclamação e que o período chuvoso agravou a situação.

“A data da placa da obra já passou. Teve troca de governo, a gente entende, mas agora é época de chuva. Quem trabalha precisa ficar aqui esperando ônibus. Para não ficar debaixo de chuva, essa obra precisa ser entregue logo. E agora fica a esperança de que, além dessa abertura provisória, a obra seja concluída de forma definitiva”, disse.

+