- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 13 , JANEIRO 2026


A prefeita Flávia Moretti (PL) fez a 13ª mudança no seu tim de secretários em menos de 1 ano. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá Neto, deixou o cargo após desgaste político envolvendo a prefeita e o vereador Samir Japônes (PL), seu aliado. A exoneração será oficializada em edição extra do Diário Oficial.
Quidá atribuiu sua saída a divergências internas e afirmou que enfrentou falta de apoio político dentro da administração. Em nota, disse ter apresentado projetos que não avançaram por entraves da própria gestão. Apesar das críticas, reconheceu avanços alcançados durante sua passagem pela secretaria.
Entre as iniciativas que, segundo ele, foram barradas, estão o Festival de Pesca em Bonsucesso e leis para criação de conselhos, fundos e incentivos fiscais voltados ao Parque Tecnológico. Em tom político, afirmou que “o mundo dá voltas” e que pretende continuar acompanhando a política local.
A prefeitura, por sua vez, adotou posição institucional ao comunicar a exoneração. Destacou contribuições deixadas por Quidá, como a modernização do Sine e do Centro de Atendimento ao Empresário, além da participação do município na FIT Pantanal e a implantação do Centro de Atendimento ao Turista no aeroporto.
Com a saída de Quidá, chega a 13 o número de mudanças no alto escalão da gestão entre fevereiro e dezembro. Deixaram os cargos:
Gustavo Henrique Duarte Oliveira Silva – Assistência Social
Nadir Martins Araújo – Administração
José Francisco Mazzuco Júnior – Gestão Fazendária
Edson Sestari – Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Benedito Lucas de Miranda – Governo
Sandro dos Anjos Azambuja – DAE/VG
Carlos Alberto de Araújo – Assuntos Estratégicos
Samir Bosso Katamata – Desenvolvimento Econômico
Gerson Ronei Scarton Júnior – Serviços Públicos e Mobilidade
Maria Rosaine Toledo Rosa – Previvag
Fabyane Akemi Nagazawa – Planejamento
Lucas “Chapéu do Sol” – Serviços Públicos
Mário Quidá Neto – Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo