- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 11 , SETEMBRO 2025
O influenciador conservador Charlie Kirk, de 31 anos, morreu nesta quarta-feira (10), após ser baleado enquanto discursava na Universidade de Utah Valley, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por três autoridades policiais e também por uma publicação do presidente norte-americano Donald Trump na rede Truth Social.
“O grande e até lendário Charlie Kirk está morto. Ninguém entendia ou tinha o coração da juventude dos Estados Unidos melhor do que ele. Charlie era amado e admirado por TODOS, especialmente por mim. Agora, infelizmente, não está mais entre nós”, escreveu Trump.
“Melania e minhas condolências vão para sua linda esposa Erika e toda a família. Charlie, nós amamos você!”, completou.
Em sinal de luto, Trump determinou que todas as bandeiras americanas sejam hasteadas a meio-mastro até domingo (14), em homenagem ao ativista.
Investigação em andamento
A universidade inicialmente divulgou que o suspeito de realizar o ataque havia sido preso, mas voltou atrás e afirmou que ninguém foi detido até o momento. O caso está sendo investigado pelo FBI e pelas autoridades locais, que ainda tentam identificar e localizar o responsável pelo atentado.
O presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Mike Johnson, lamentou a morte de Kirk, classificando o episódio como “devastador” e uma “grande decepção”.
“A ideia de que a violência política tenha tirado a vida de uma das vozes mais fortes do conservadorismo é profundamente lamentável”, declarou Johnson à imprensa. “Charlie era meu amigo próximo e confidente. Sentiremos muito sua falta.”
O governador de Utah, Spencer Cox, também se pronunciou após conversar com Trump.
“Acabei de falar com o presidente Trump. Estamos trabalhando com o FBI e as autoridades estaduais para levar o responsável à Justiça. Abby e eu estamos com o coração partido. Nossas orações estão com a esposa, filha e filho de Charlie”, escreveu Cox na rede X (antigo Twitter).
Quem era Charlie Kirk?
Charlie Kirk era fundador e presidente do grupo Turning Point USA, voltado para jovens conservadores. Desde sua criação, em 2012, a organização afirma ser a maior entidade de ativismo político jovem conservador nos Estados Unidos.
Kirk ganhou destaque nacional durante a campanha presidencial de Donald Trump em 2016, tornando-se uma das principais vozes do movimento “Make America Great Again” (MAGA). Participava frequentemente de programas de TV para comentar temas como liberdade de expressão, política externa, a gestão Trump e escândalos como o caso Jeffrey Epstein.