- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 24 , ABRIL 2025
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) convocou uma reunião com representantes do poder público municipal e estadual para traçar um plano e diminuir os impactos das obras do BRT na mobilidade urbana de Cuiabá. O encontro será realizado nesta quarta-feira (2), às 14h, na Sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá.
A iniciativa partiu da 29ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística, que pretende discutir os transtornos causados pelas obras de infraestrutura em andamento na capital mato-grossense. Estarão presentes na audiência representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
O promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva instaurou, no dia 27 de março, um inquérito civil para apurar a possível omissão do Município de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso no planejamento, organização e fiscalização dos impactos na mobilidade urbana. Segundo o promotor, a realização simultânea de obras em trechos de vias públicas estruturais, como as avenidas do CPA e Miguel Sutil, tem dificultado o deslocamento de pessoas e cargas pela cidade, gerando transtornos à população.
Durante a reunião, será analisado o plano de contingência de mobilidade já existente, além de discutidas possíveis medidas para minimizar os impactos negativos gerados pelas interdições no tráfego. O objetivo do MP é garantir que as intervenções na infraestrutura urbana sejam executadas com o mínimo de prejuízo para os cidadãos cuiabanos.