quinta-feira, 13 - novembro 2025 - 16:34

MT registra primeira morte por intoxicação por metanol; mulher consumiu Whisky batizado


whisky-para-iniciantes
whisky-para-iniciantes

Uma mulher de 30 anos morreu após consumir bebidas alcoólicas contaminadas com metanol em Várzea Grande. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde da cidade.

De acordo a prefeitura, a vítima começou a passar mal no dia 5 de novembro, apresentando náusea e vômito, após ter ingerido cerveja em uma confraternização e, dias depois, cerveja e whisky. Atendida na UPA, ela chegou a receber alta, mas voltou a ter uma piora severa no dia 7, quando familiares acionaram o Samu. Ela foi levada ao pronto-socorro, mas já chegou ao local sem vida.

A confirmação da causa da morte foi feita pelo Lacen-MT, que identificou intoxicação por metanol. A Secretaria de Saúde do município alerta que o consumo desse produto, utilizado de forma irregular em bebidas falsificadas, pode levar a danos irreversíveis e até à morte. A orientação é que a população adquira bebidas apenas de fontes seguras e regularizadas.

Outros casos

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) mais três casos de intoxicação por metanol em Mato Grosso, um em Várzea Grande e dois em Itanhangá. Com as novas confirmações, o Estado soma quatro casos registrados de intoxicação pela substância.

Os pacientes de Itanhangá são um rapaz de 26 anos e sua sogra, de 42 anos, que consumiram whisky. Ele teve sintomas como vômito, náuseas, dor torácica, tontura e dificuldade para respirar, mas já recebeu alta.

+