terça-feira, 18 - março 2025 - 16:37

Obras do BRT retomadas, consórcio tem cinco meses, multa de R$ 54 milhões


Reprodução
Reprodução

As obras de implantação do Sistema BRT foram retomadas esta semana pelo Consórcio BRT. Os trabalhos estão sendo realizados no trecho sob responsabilidade do consórcio, que abrange a área entre o Hospital do Câncer e o Viaduto da Sefaz, além do trecho entre a Defensoria Pública e o CREA.

Em 7 de março, o Governo de Mato Grosso e o consórcio firmaram um acordo para a rescisão do contrato. De acordo com o entendimento, as empresas têm um prazo de 150 dias para concluir o trecho aberto na Avenida do CPA. Caso o prazo não seja cumprido, será aplicada uma multa de R$ 54 milhões. O acordo foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público para análise e validação.

Atualmente, os trabalhos no local incluem a concretagem das pistas e terraplanagem próximo ao Viaduto da Avenida Miguel. Já no trecho próximo ao Hospital do Câncer, estão sendo realizados o plantio de grama, além da implantação da ciclovia e pista de caminhada.

A continuidade das obras será organizada por meio da divisão dos serviços em lotes, o que possibilitará a contratação de diversas empresas especializadas em cada fase do projeto. Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, essa estratégia visa acelerar os trabalhos, garantindo maior eficiência na execução, uma vez que o Estado já dispõe dos recursos necessários para a conclusão do BRT.

+