sábado, 7 - fevereiro 2026 - 11:35



ACUSADO DE ASSÉDIO

Paula Calil cobra 'investigação rigorosa' contra ex-secretário de Abilio


Allan Mesquita / Da Redação
Paula Calil – Allan Mesquita
Paula Calil – Allan Mesquita

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), defendeu neste sábado (7) que as denúncias de assédio sexual contra o ex-secretário de Trabalho, Willian Leite, sejam rigorosamente investigadas pelos órgãos competentes. Em nota à imprensa, a parlamentar disse que repudia esse tipo de conduta e prestou apoio à vítima.

“Diante dos fatos recentemente noticiados envolvendo a Administração Municipal, manifesto repúdio a qualquer forma de violência, assédio ou discriminação contra mulheres, reafirmando meu compromisso permanente com a defesa da dignidade humana, da garantia de direitos e do respeito”, escreveu Paula Calil.

O caso ganhou repercussão após a ex-servidora registrar boletim de ocorrência acusando o então secretário de assédio sexual, além de situações de constrangimento e isolamento no ambiente de trabalho. A denúncia ocorre em meio a um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), protocolado pelo vereador Daniel Monteiro (Republicanos), que ainda está em fase de coleta de assinaturas.

Após a divulgação da denúncia, Willian Leite pediu exoneração do cargo, medida confirmada pela Prefeitura de Cuiabá, que destacou se tratar de decisão pessoal do ex-secretário, sem comentar diretamente a acusação de assédio.

Na nota, Paula Calil também ressaltou que “os fatos devem ser rigorosamente apurados pelos órgãos competentes, com observância do devido processo legal e das garantias constitucionais, de modo a assegurar justiça e transparência”, reforçando a postura de respeito às instituições e ao processo legal.

A vereadora ainda destacou o compromisso da Câmara com políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e à promoção de ambientes institucionais seguros, afirmando que a Mesa Diretora, integralmente feminina, atuará com “seriedade, equilíbrio, autonomia e absoluto respeito às instituições democráticas”.

Veja nota na íntegra:
Diante dos fatos recentemente noticiados envolvendo a Administração Municipal, a presidente do Poder Legislativo de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), vem a público manifestar repúdio a qualquer forma de violência, assédio ou discriminação contra mulheres, reafirmando seu compromisso permanente com a defesa da dignidade humana, da garantia de direitos e do respeito.
A parlamentar expressa solidariedade à ex- servidora que apresentou a denúncia, reconhecendo a importância da escuta responsável, do acolhimento institucional e da seriedade com que situações dessa natureza devem ser tratadas, sempre com respeito às pessoas envolvidas.
Destaca, ainda, que os fatos devem ser rigorosamente apurados pelos órgãos competentes, com observância do devido processo legal e das garantias constitucionais, de modo a assegurar justiça e transparência.
No âmbito institucional, a Câmara Municipal de Cuiabá reafirma o respeito às atribuições legais dos órgãos competentes e, sob a liderança de uma Mesa Diretora integralmente feminina, renova seu compromisso com o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e à promoção de ambientes institucionais seguros, atuando com seriedade, equilíbrio, autonomia e absoluto respeito às instituições democráticas.


Entre no nosso canal do Whatsapp e receba noticias em tempo real. Clique Aqui
+