- CUIABÁ
- DOMINGO, 6 , JULHO 2025
Escavadeiras hidráulicas, motores e geradores de energia foram destruídos pela Polícia Federal durante a Operação Rio Verde, realizada ao longo desta semana na Terra Indígena Sararé, entre os municípios de Conquista D’Oeste e Pontes e Lacerda (571 km e 483 km de Cuiabá). A ação teve como foco combater a extração ilegal de ouro e desarticular estruturas usadas por garimpeiros em área protegida.
A operação contou com a participação do Grupo de Pronta Intervenção da Superintendência da PF em Mato Grosso e da Diretoria da Amazônia da corporação. Os agentes também atuaram na desintrusão de áreas ocupadas por garimpeiros e na inutilização dos equipamentos empregados na atividade criminosa. A destruição do maquinário é uma estratégia comum em ações em áreas remotas, onde a remoção dos equipamentos é inviável.
Além das escavadeiras, foram inutilizados motores estacionários, geradores de energia e estruturas usadas como base pelos garimpeiros. A Polícia Federal agora trabalha para identificar os proprietários dos equipamentos, que poderão ser responsabilizados penal e administrativamente.
Todos os indivíduos abordados durante a ação serão qualificados e encaminhados ao Ibama, onde responderão a processos administrativos. As investigações continuam, com o objetivo de identificar os financiadores da atividade ilegal e desmantelar a cadeia econômica por trás do garimpo clandestino.