quinta-feira, 24 - julho 2025 - 16:50

Plano de contingência anti-tarifaço prevê crédito a empresários, diz Haddad


Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (24) que o governo federal já tem um plano de contingência para enfrentar a tarifa de 50% anunciada por Donald Trump, com medidas abrangentes, incluindo uma linha de crédito para os empresários mais afetados. As informações foram dadas em entrevista à rádio Itatiaia.

“O cardápio está pronto. Há propostas em todos os sentidos, inclusive de linha de crédito, mas não posso antecipar uma decisão que ainda não foi tomada. Trata-se de um protocolo, respeitando a decisão do presidente”, declarou Haddad.

Segundo o ministro, as medidas serão apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir da próxima segunda-feira (28). O plano foi finalizado pelos técnicos do governo na última quarta-feira (23).

Haddad destacou que, caso a tarifa entre em vigor, mais de 10 mil empresas brasileiras poderão ser afetadas. No entanto, ele também ressaltou que os consumidores americanos podem sofrer impactos, já que produtos como suco de laranja, café e hambúrguer tendem a ficar mais caros.

“Os americanos também podem ser afetados; suco de laranja, café e hambúrguer podem ficar mais caros”, completou o ministro.

+