- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 24 , ABRIL 2025
Após desentendimento com o vice-prefeito Tião da Zaeli (PL), a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, se reuniu com vereadores na manhã desta sexta-feira (21), para tratar da situação e buscar soluções para as demandas da cidade. A reunião foi articulada pela vereadora Rosy Prado (União), designada pela prefeita para intermediar o encontro.
Durante o encontro, os vereadores expressaram insatisfação com a falta de eficiência na execução dos serviços públicos e com a dificuldade de comunicação com os secretários municipais. A principal crítica foi a demora na resolução de problemas como coleta de lixo, manutenção de iluminação pública e tapa-buracos. “A cidade está em caos, com lixo, buracos e problemas de iluminação. Quando ligamos para os secretários, não é para pedir favores pessoais, mas para atender às demandas da população”, destacou um dos vereadores presentes.
A prefeita reconheceu os problemas e se comprometeu a cobrar maior eficiência dos secretários. “Vou pedir que os secretários se atentem a essas demandas e as atendam de forma ágil”, afirmou. Além disso, ela garantiu que abrirá espaço para que os vereadores indiquem servidores conforme a necessidade da gestão. “Podemos indicar servidores, inclusive até abrir uma secretaria para garantir que a base se mantenha unida”, acrescentou a vereadora Rosy Prado.
Em relação ao desentendimento com o vice-prefeito, Flávia Moretti explicou que houve dificuldades com as indicações políticas de Zaeli, o que gerou entraves no trabalho administrativo. A prefeita citou a falta de autonomia de secretários em tomar decisões sem consultar o vice, afirmando que, como chefe do Executivo, as decisões finais competem a ela. “Ele tem que obedecer o comando da prefeita”, enfatizou.
Outro ponto de tensão envolveu a nomeação de Inaciray Ramos de Brito Tavera para atuar na Secretaria de Obras, o que gerou desconforto no secretário da pasta, que considerou a decisão como um ataque à sua autonomia. Flávia Moretti afirmou que revisará a situação, reforçando que qualquer nomeação deve partir de sua autoridade como prefeita.
A reunião contou com a presença dos vereadores Rosy Prado, Emerson Enfermeiro, Sardinha, Jânio Calistro, Rogerinho, Dakar e Samir, entre outros parlamentares. Apesar das cobranças, a prefeita reafirmou seu compromisso em buscar soluções para os problemas apresentados pela Câmara Municipal.