- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 2 , OUTUBRO 2025
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou que a pane elétrica registrada na madrugada desta quinta-feira (4) no Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande (PSVG) poderia ter causado um incêndio de grandes proporções. O problema obrigou a transferência emergencial de 22 pacientes das UTIs e do centro cirúrgico para outras unidades de saúde da região.
“O sistema elétrico é muito antigo, o transformador tem mais de 30 anos e o gerador também não funcionava adequadamente. Isso poderia ter causado um incêndio, e a evasão seria uma catástrofe no município”, declarou a gestora, visivelmente emocionada com o ocorrido.
Segundo Flávia, a rápida mobilização de médicos, enfermeiros e equipes de apoio do PSVG, com o reforço do Samu e de hospitais parceiros de Várzea Grande e Cuiabá, foi determinante para salvar vidas. “Quando cheguei aqui, vi tanto de ambulância na frente, toda a equipe trabalhando, foi uma força conjunta… Deus foi muito bom conosco, salvamos vidas hoje”, destacou.
Ao todo, 19 pacientes da UTI Adulto, dois da UTI Pediátrica e um recém-nascido da UTI Neonatal foram encaminhados para hospitais como Metropolitano, Santa Casa, Júlio Müller, Hospital Municipal de Cuiabá e Santa Helena. Todos permanecem estáveis e assistidos.
Flávia também aproveitou para criticar a falta de manutenção ao longo dos anos no pronto-socorro, afirmando que a atual gestão está atuando para corrigir problemas históricos. Dentro de 24 horas, segundo ela, o transformador será substituído. A obra de reforma prevê ainda troca de geradores, reparos no telhado e atualização de toda a rede elétrica.
A Secretaria de Saúde informou que o PSVG seguirá fechado para atendimentos de urgência e emergência até a instalação do novo transformador. Já a Energisa, que constatou que a falha foi interna, colocou-se à disposição para prestar apoio emergencial.