- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 14 , JANEIRO 2026


Neste domingo (5), será realizada a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) em diversos locais de aplicação em Cuiabá, Várzea Grande e cidades do interior de Mato Grosso. Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o processo seletivo oferece 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior em órgãos do governo federal, com salários iniciais que variam entre R$ 4 mil e R$ 16 mil.
As provas do CNU serão aplicadas em duas etapas. A primeira, com prova objetiva, acontece neste domingo (5). Já a segunda fase, composta por prova discursiva, será realizada no dia 7 de dezembro, apenas para os candidatos aprovados na etapa inicial.
Formato da prova
A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais e específicos, com estrutura variada de acordo com o nível do cargo:
Nível superior: 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos.
Nível médio/técnico: 68 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 48 específicas.
A duração das provas também varia:
Nível superior: das 12h às 17h (5 horas de prova).
Nível médio e técnico: das 12h às 15h30 (3h30 de prova).
Os portões abrem às 10h30 (horário local) e a recomendação é que os candidatos cheguem com antecedência para evitar contratempos.
O que levar no dia da prova
O diretor de logística do CNU, Alexandre Retamal, reforçou os cuidados que os candidatos devem ter antes e durante a aplicação do exame.
“Será permitido levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, de material transparente; garrafa de água transparente; alimentos em embalagem transparente e, principalmente, levar calma para fazer uma boa prova”, destacou.
O local de prova deve ser consultado com antecedência por meio da plataforma oficial do CNU. Os candidatos devem levar documento oficial com foto e seguir as orientações específicas para garantir a participação.