- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 16 , DEZEMBRO 2025


Para garantir qualidade, transparência e segurança nas etapas da produção agrícola, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) desenvolve programas que fortalecem a fiscalização e a confiabilidade dos insumos e produtos utilizados no campo. As iniciativas Fertilizante Certo, Semente Forte, Classificador Legal e Canal do Produtor reforçam o compromisso da entidade com a eficiência produtiva e a defesa dos interesses dos produtores rurais.
Somente neste ano, o programa Fertilizante Certo atendeu mais de 900 produtores rurais nas etapas de soja e milho, analisando a qualidade dos insumos utilizados. Já o Classificador Legal realizou mais de 1.700 classificações de grãos, enquanto o Semente Forte beneficiou mais de 600 produtores, conferiando mais confiabilidade e padronização no uso das sementes.
Para o vice-presidente Oeste da Aprosoja MT, Gilson Antunes de Melo, os projetos desenvolvidos pela entidade são sinônimo de confiança e credibilidade no campo.
“Os programas da Aprosoja MT asseguram que os insumos utilizados pelos produtores tenham a qualidade contratada. No caso do Classificador Legal, o produtor tem a garantia de que a classificação da sua soja ou milho é justa e está dentro das normas. A entidade também capacita supervisores e técnicos, fortalecendo a segurança do setor. Além disso, o Canal do Produtor tem um papel essencial como elo entre o produtor e a entidade, orientando, esclarecendo dúvidas e encaminhando demandas”, destacou.
O vice-presidente Leste da Aprosoja MT, Lauri Pedro Jantsch, reforça que os programas ajudam o produtor na tomada de decisão e reduzem riscos na atividade. “Essas iniciativas fortalecem o produtor, pois garantem a qualidade dos insumos e aumentam a rentabilidade da lavoura. Quando temos semente boa, fertilizante e defensivos de qualidade, o resultado é um produto final mais valorizado e com menos descontos na comercialização”, afirmou.
O Canal do Produtor, ferramenta direta de comunicação entre os associados e a Aprosoja MT, também tem se destacado pela agilidade no atendimento e encaminhamento das demandas. Neste ano, o Canal do Produtor realizou mais de 7.100 atendimentos sobre ações jurídicas e eventos realizados pela entidade. Para o delegado do Núcleo de Sinop, Albino Galvan Neto, o canal se tornou indispensável para o dia a dia do produtor.
“Hoje o Canal do Produtor é uma ferramenta essencial. Conseguimos relatar problemas diretamente à equipe técnica e receber retorno rápido com soluções. É impressionante ver o quanto a entidade está próxima do produtor”, ressaltou.
O delegado coordenador de Sinop Albino Galvan Neto também destacou a importância das iniciativas para a defesa técnica e científica dos agricultores. “O Fertilizante Certo traz base científica para comprovar a qualidade dos produtos. O Semente Forte ajuda o produtor a questionar laudos e garantir a origem das sementes. Já o Classificador Legal assegura que a classificação seja justa. São projetos que protegem o produtor e fortalecem toda a cadeia produtiva”, concluiu.
Com esses programas, a Aprosoja MT reafirma seu papel de representar, orientar e defender o produtor mato-grossense, promovendo uma agricultura mais justa, eficiente e sustentável.