terça-feira, 29 - abril 2025 - 14:14

Executiva do PSDB aprova fusão com Podemos, que deve ser oficializada até junho


Reprodução
Reprodução

A Executiva Nacional do PSDB aprovou nesta terça-feira (29) o início do processo de fusão com o partido Podemos. A união entre as siglas deve ser formalizada até junho, durante convenção nacional conjunta.

De acordo com apuração, o novo partido adotará o número 20, atualmente usado pelo Podemos, o que significará o fim do tradicional número 45, associado ao PSDB desde sua fundação. Apesar disso, o programa partidário deverá manter como referência a linha da social-democracia e o legado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos principais expoentes da história tucana.

Nos bastidores, a união entre os dois partidos é tratada mais como uma incorporação do PSDB ao Podemos. No entanto, o uso do termo “fusão” tem sido adotado para minimizar resistências dentro da legenda tucana.

Uma dessas resistências vem da ala liderada por Mário Covas Neto, ex-vereador e filho do ex-governador Mário Covas, que apresentou um abaixo-assinado com 111 assinaturas contra a fusão. A movimentação busca preservar a identidade e a autonomia do PSDB no novo arranjo partidário.

Atualmente, o Podemos possui 20 deputados federais, enquanto o PSDB conta com 13. Com isso, os parlamentares do Podemos devem ter maior influência nas decisões estruturais do novo partido, incluindo a escolha do número.

+