- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 2 , OUTUBRO 2025
Preste a deixar a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso, o deputado estadual Valdir Barranco afirmou que a população cuiabana “vai refletir” sobre a gestão do prefeito Abilio Brunini (PL) até as eleições de 2028, quando um novo nome poderá ser eleito para o comando do Palácio Alencastro. A declaração foi feita durante entrevista em que o parlamentar fez duras críticas ao chefe do Executivo da capital.
Para o parlamentar, o chefe do Executivo municipal é ainda pior do que se imaginava antes da eleição. “Cuiabá, infelizmente, está com um prefeito que nós já sabíamos que seria ruim, mas ele é pior do que pensávamos. Não trabalha, fica o dia todo no TikTok, enquanto os problemas se acumulam”, disparou Barranco, em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (13).
Nas eleições de 2022, Abilio e Lúdio disputaram o segundo turno. Contudo, após o fechamento das urnas, o liberal acabou derrotando o petista.
Ao fazer um parâmetro da gestão, o petista também ironizou o atrito do gestor com a própria vice-prefeita, coronel Vânia, o que, segundo o petista, demonstra desgaste e desarticulação dentro da própria gestão. “Ele deu conta de brigar agora com a vice dele, que é da mesma corrente dele, que é da PM, Coronel. Então, eu acho que ele vai cada vez mais e se degradando”, continou.
O deputado lembrou que Abilio foi eleito com apoio do governador Mauro Mendes (União) e que ambos prometeram resolver os problemas da saúde na Capital, promessa que, segundo ele, segue sem ser cumprida. Barranco relacionou a gestão municipal ao possível fechamento da Santa Casa de Cuiabá, afirmando que o episódio representa um “desrespeito à história de Mato Grosso”.
“Na campanha, a saúde foi apontada como o principal problema. Eles prometeram resolver, mas até hoje nada foi feito. E agora ainda ameaçam fechar a Santa Casa. É um escárnio com a população”, afirmou.
Para Barranco, o cenário abre espaço para que o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), já pré-candidato, dispute novamente a Prefeitura em 2028. Segundo ele, o eleitor cuiabano vai comparar o desempenho da atual gestão com as propostas apresentadas por Cabral no pleito anterior.
“Eu acho que ele vai chegar muito bem votado, aqui para a Assembleia Legislativa, para sua reeleição. E aí nós temos que no dia seguinte já começarmos a trabalhar, porque o povo Cuiabano nesse período vai refletir, vai ver que faltou pouco para ter um prefeito decente que trabalhasse e ele vai ter muita chance lá em 2028”, finalizou.