- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 14 , JANEIRO 2026


Uma ação integrada da Polícia Civil e da Polícia Militar resultou na prisão de quatro criminosos vindos de São Paulo, especializados em furtos a apartamentos. O grupo foi desmantelado nesta sexta-feira (19), após tentar invadir prédios no bairro Goiabeiras, em Cuiabá, e se deslocar para Rosário Oeste, onde parte dos integrantes foi localizada.
O delegado Daniel Machado, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), explicou que o bando utilizava um método já identificado em outras ocorrências na Capital. “Esse grupo em regras obtém a informação de moradores desses prédios e se passam por familiares e amigos, indicando precisamente o apartamento em que a pessoa mora. Dessa forma, eles acabam conseguindo ludibriar a portaria e ingressar nesses condomínios”, relatou.
Durante a operação, dois criminosos foram flagrados tentando entrar em um edifício de Goiabeiras. Um deles, de 18 anos, foi preso, e um adolescente de 17 anos apreendido. O delegado destacou a importância da atuação da portaria em um dos locais. “Com a graça de Deus, o porteiro teve esse tirocínio e conseguiu evitar a entrada desses criminosos”, ressaltou.
A partir da prisão da dupla, a polícia identificou o veículo usado pelo grupo e confirmou que eles haviam vindo de São Paulo para atuar em Cuiabá. As informações foram repassadas à Polícia Militar de Rosário Oeste, que localizou e prendeu os outros dois suspeitos.
Machado fez ainda um alerta aos moradores sobre os riscos dessa modalidade criminosa. “O local onde as pessoas se sentem mais seguras, em regra, é a sua residência. E esse tipo de crime acaba violando essa confiança. Por isso é fundamental que os moradores conversem com síndicos e porteiros para reforçar medidas de segurança”, enfatizou.
Os quatro suspeitos foram levados à Derf, em Cuiabá. Três deles responderão por furto qualificado, associação criminosa e corrupção de menores, enquanto o adolescente responderá por ato infracional análogo aos mesmos crimes. Todos permanecem à disposição da Justiça.