- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 15 , MAIO 2025
Na noite desta quarta-feira (14), o São Paulo empatou por 1 a 1 com o Libertad-PAR, no Morumbis, e garantiu sua classificação antecipada às oitavas de final da Copa Libertadores. O confronto foi válido pela penúltima rodada da fase de grupos do torneio continental.
Mesmo com um jogador a menos desde os 16 minutos do primeiro tempo, após a expulsão de Alisson por entrada dura em Marcelo Fernández, o Tricolor mostrou resiliência e buscou o empate nos minutos finais, com gol do jovem Lucca, estreante da noite.
Primeiro tempo de superação
O início da partida foi de domínio do São Paulo, que teve sua primeira grande chance com Ferreirinha aos 10 minutos, parado em boa defesa de Morínigo. No entanto, a expulsão precoce de Alisson alterou a dinâmica do jogo e exigiu uma reorganização tática do técnico Luis Zubeldía.
Apesar da desvantagem numérica, o Tricolor manteve bom controle do meio-campo e dificultou as ações ofensivas do time paraguaio.
Gols e emoção no segundo tempo
Na segunda etapa, Ferreirinha voltou a desperdiçar boa chance, frente a frente com o goleiro adversário. Aos 29 minutos, o Libertad aproveitou a bola parada e abriu o placar com Aguilar, que cabeceou com precisão após cobrança de falta.
Quando a derrota parecia definida, brilhou a estrela de Lucca. Revelado em Cotia e fazendo sua estreia no time principal, o atacante recebeu pela direita, driblou a marcação e finalizou com categoria aos 44 minutos, garantindo o empate e a vaga do São Paulo nas oitavas de final.
Classificação garantida, liderança adiada
Com o resultado, o Tricolor chegou aos 10 pontos no Grupo D, assegurando a classificação para a próxima fase da Libertadores. No entanto, perdeu a chance de assumir a liderança da chave, que segue com o Talleres-ARG. As equipes se enfrentam no próximo dia 27 de maio, também no Morumbis, pela última rodada da fase de grupos.
Antes disso, o São Paulo volta a campo no sábado (17), pelo Campeonato Brasileiro, para enfrentar o Grêmio, novamente em casa.
FICHA TÉCNICA
São Paulo 1 x 1 Libertad-PAR
Local: Estádio Morumbis, São Paulo (SP)
Data: 14/05/2025
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Betancur (COL)
Assistentes: Jhon Gallego e Cristian Aguirre (COL)
VAR: Nicolas Gallo (COL)
Gols:
Aguilar (Libertad), aos 29 min do 2º tempo
Lucca (São Paulo), aos 44 min do 2º tempo
Cartões amarelos: Caballero, Sanabria (Libertad)
Cartão vermelho: Alisson (São Paulo)
São Paulo: Rafael; Cédric Soares (Luciano), Ruan (Arboleda), Alan Franco, Enzo Díaz; Alisson, Marcos Antônio, Oscar (Pablo Maia); Lucas Ferreira (Lucca), Ferreirinha (Ferraresi), André Silva. Técnico: Luis Zubeldía.
Libertad: Rodrigo Morínigo; Iván Ramírez, Diego Viera, Thomas Gutiérrez, Matías Espinoza; Álvaro Campuzano (Lucena), Ernesto Caballero, Lucas Sanabria (Hugo Martínez), Alexis Fretes (Melgarejo), Marcelo Fernández (Alcaraz); Roque Santa Cruz (Aguilar). Técnico: Sergio Aquino.