- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


A Secretaria de Governo de Várzea Grande publicou, no site oficial da Prefeitura, uma nota em defesa da prefeita Flávia Moretti (PL), após ataques feitos pelo vereador Samir Katumata, o Samir Japonês (PL), durante sessão da Câmara Municipal nesta quarta-feira (29).
A publicação reproduz trechos de uma manifestação da secretária de Governo, Carol Mello, que classificou as falas do parlamentar como “violência política de gênero” e saiu em defesa da prefeita, afirmando que as declarações de Samir foram “injustas e desrespeitosas”. Em sua posição política, nada impede a gestora de protagonizar a defesa. Contudo, o conteúdo foi divulgado como matéria na página principal da Prefeitura, que, legalmente, deve ser usado para divulgação de conteúdos institucionais.
A comunicação pública prevê que canais oficiais, mantidos com recursos públicos, devem ser usados exclusivamente para informar ações e serviços de interesse coletivo, e não para responder críticas pessoais ou defender autoridades. O artigo 37 da Constituição Federal proíbe expressamente o uso de meios públicos para promoção pessoal de agentes políticos.
“A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”, cita.
