quinta-feira, 14 - agosto 2025 - 19:40

Vídeo - Alan Porto critica Abilio por expor alunos e fomentar a polarização em escolas; 'desnecessário'


Reprodução
Reprodução

O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Allan Porto, classificou como “desnecessária” e “infeliz” a postura do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), ao gravar e publicar um vídeo com estudantes da Escola Estadual Alice Fontes, nesta quinta-feira (14). Nas imagens, o gestor questiona alunos sobre a multiplicação de 4×4 e ironiza um grupo que havia feito o gesto do “L”, associado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Desnecessária a postura do prefeito, né? Expor crianças e adolescentes dessa forma não é saudável. Quanto que é 4×4? Tem necessidade nenhuma. Nós estávamos ali hoje numa inauguração da escola Alice Fontes e expor os estudantes daquela forma… Ele foi comentando que a menina que respondeu 4×4 fez o L e a outra que respondeu 16 não fez o L”, afirmou Porto.

No vídeo em questão, Abilio ironiza: “Saber fazer o L e não saber 4×4 vai dar um problema danado, gente. Tem que melhorar a educação. Enquanto o pessoal ficar sabendo fazer o L e não saber 4×4, não chega à faculdade. E quando chega, não passa de lá”.

Em entrevista com jornalistas, o  secretário criticou o que considerou um estímulo à divisão política no ambiente escolar. “Fomentar divisão dentro das escolas não faz sentido nenhum. Então, foi uma fala lamentável, na minha opinião, do prefeito”, disse.

Segundo Porto, o caso ganhou repercussão após ser divulgado nas redes sociais e na imprensa. “Como eu acompanhei como vocês, saiu na mídia. Acabei de ver o vídeo. Vamos pegar a orientação da Secretaria de Comunicação, mas expor crianças, adolescentes dessa forma não é saudável. Então, foi uma fala infeliz do prefeito”, reforçou.

Veja o vídeo:

 

+