quinta-feira, 8 - janeiro 2026 - 17:58

Senado dos EUA aprova resolução limitando Trump contra Venezuela


Trump
Trump

O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta‑feira (8), uma resolução que determina a interrupção do uso de força militar contra a Venezuela sem autorização expressa do Congresso americano. A medida, proposta pelo senador democrata Tim Kaine, foi aprovada por 52 votos a 47 e contou com o apoio de cinco parlamentares republicanos, em um raro movimento bipartidário contra a política externa do presidente Donald Trump.

O texto aprovado encaminha uma resolução de Poderes de Guerra que orienta o presidente a cessar o uso das Forças Armadas em hostilidades dentro ou contra a Venezuela, a menos que haja uma declaração formal de guerra ou autorização específica do Congresso.

A iniciativa surge após uma controvertida operação militar dos EUA em Caracas que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro, ação que provocou forte reação internacional e intensificou o debate sobre a legalidade de ações militares sem aval legislativo.

A resolução, embora aprovada no Senado, ainda precisa ser votada novamente pelos senadores e será submetida à Câmara dos Representantes, de maioria republicana. Mesmo que seja aprovada pelos dois ramos do Congresso, o texto ainda teria de superar um provável veto presidencial para entrar em vigor.

Em resposta à votação, o presidente Donald Trump criticou duramente os senadores republicanos que apoiaram a medida, afirmando que o ato “prejudica a autodefesa e a segurança nacional dos EUA” e sugerindo que aqueles que apoiaram a resolução “nunca deveriam ser eleitos novamente”

+