sexta-feira, 10 - outubro 2025 - 14:19

Servidores de MT são investigados por desvio de verba da educação


Agentes da PF em frente à Secretaria Municipal de Cultura
Agentes da PF em frente à Secretaria Municipal de Cultura

Servidores municipais de Jauru, a 463 km de Cuiabá, foram alvos da Operação Contracheque Fantasma, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (10), por suspeita de fraudes na aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores nas contas bancárias dos investigados. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

As investigações tiveram início após uma vereadora do município denunciar à polícia a existência de divergências entre os valores informados ao Governo Federal e os pagamentos efetivamente realizados a profissionais da educação.

Uma análise feita a partir de dados do portal da transparência municipal apontou uma diferença de aproximadamente R$ 1,1 milhão entre os valores registrados e os pagos, no período entre janeiro de 2022 e junho de 2023.

Além disso, a Polícia Federal identificou a presença de servidores fantasmas na folha de pagamento da prefeitura, bem como irregularidades na gestão dos recursos públicos, como o uso inadequado de contas bancárias, o que compromete o controle e a rastreabilidade dos valores repassados ao município.

Caso sejam condenados, os investigados poderão responder por crimes relacionados à falsificação de dados em sistemas públicos. As investigações continuam sob responsabilidade da Polícia Federal.

+