- CUIABÁ
- SEXTA-FEIRA, 15 , AGOSTO 2025
O ex-governador Pedro Taques e o ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro almoçaram juntos nesta terça-feira (5), em Brasília, no restaurante português Manuelzinho, para discutir o cenário político de 2026. Apesar de nunca terem integrado o mesmo grupo político, os dois compartilham um ponto de convergência: a oposição ao governador Mauro Mendes (União Brasil) e a defesa da união das forças oposicionistas em Mato Grosso.
Segundo apuração do blog, durante o encontro — que teve no cardápio picadinho e bacalhau — Taques e Emanuel analisaram o cenário regional e nacional, destacando a importância de construir uma agenda positiva a ser apresentada à sociedade mato-grossense no próximo ano.
Atualmente sem partido, Pedro Taques deve se filiar ao PSB para disputar uma vaga no Senado. Já Emanuel Pinheiro, que está no MDB, deve concentrar esforços no projeto de reeleição do filho, o deputado federal Emanuelzinho, que deve migrar para o PSD. Por esse motivo, o ex-prefeito descarta, por ora, concorrer a um cargo na Assembleia Legislativa em 2026.
A aproximação entre as duas lideranças sinaliza um possível movimento de articulação para fortalecer uma frente de oposição, ainda em estágio inicial, mas com ambição de disputar espaço tanto no Congresso quanto na política estadual.