- CUIABÁ
- DOMINGO, 8 , FEVEREIRO 2026
Um casal de idosos precisou ser socorrido após ficar ilhado dentro de uma residência no bairro Parque Atalaia durante a forte chuva registrada na noite deste sábado (7), em Cuiabá. O resgate foi realizado pelo Corpo de Bombeiros, após a água invadir o imóvel.
O temporal atingiu diferentes regiões da capital e ocorreu após a Defesa Civil Nacional emitir um alerta severo de chuvas intensas, válido para Cuiabá e outros municípios de Mato Grosso. Em vários pontos da cidade, ruas ficaram alagadas e residências foram atingidas pela água.
De acordo com o levantamento preliminar, ao menos 19 casas sofreram algum tipo de impacto em 4 bairros da capital. No bairro Nossa Senhora Aparecida, cinco imóveis foram afetados. No Parque Atalaia, dez casas registraram alagamentos. Já no Parque Geórgia, três residências foram atingidas, enquanto no Parque Cuiabá houve registro em uma casa.
Em três dessas ocorrências, duas no Parque Atalaia e uma no Parque Cuiabá, os moradores precisaram de auxílio do Corpo de Bombeiros para deixar os imóveis em segurança.
Na Avenida Palmiro Paes de Barros, um córrego transbordou durante a chuva, provocando alagamento na via. No bairro São Gonçalo, uma ponte foi interditada de forma preventiva. Segundo as informações repassadas, a interdição não comprometeu a trafegabilidade, já que há um acesso alternativo próximo. A estrutura deverá ser avaliada na segunda-feira (9) para verificar a possibilidade de liberação.
As áreas mais afetadas incluem pontos com histórico de alagamentos, especialmente residências localizadas abaixo do nível da rua e próximas a córregos. Durante a noite, o prefeito Abilio Brunini (PL), equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estiveram nos pontos afetados.
Durante a vistoria, Abilio pontuou a gravidade da situação em pontos considerados de risco, especialmente em moradias construídas abaixo do nível da rua e em áreas com histórico de enchentes. Segundo ele, a Prefeitura vai avaliar soluções junto à Secretaria Municipal de Obras para minimizar os impactos em áreas críticas, mas alertou para a ocupação irregular de locais inadequados para moradia
“Nós recebemos vários alertas nessa noite sobre alguns pontos que alagaram e que as pessoas também até perderam tudo que tinha”, disse o prefeito em frente a uma residência no Parque Atalaia, que fica abaixo do nível da rua e foi atingida.
Apesar do alerta enviado aos celulares da população, o grande volume de chuva em curto período superou a capacidade de drenagem em alguns bairros, provocando o transbordamento de córregos e o acúmulo de água em vias e imóveis.
O secretário-chefe da Defesa Civil municipal, coronel Alessandro Borges, reforçou o alerta à população, especialmente aos moradores de áreas suscetíveis a alagamentos. De acordo com ele, equipes de resgate foram mobilizadas durante a noite. “Quando tem chuvas intensas, nós emitimos um alerta justamente para que as pessoas que moram em áreas de risco tomem as suas precauções. Aqui no Parque Atalaia, o bombeiro fez o resgate de um casal de idosos ilhados na sua casa. Então, fiquem atentos. Aqueles locais que normalmente alagam, as pessoas tomem o cuidado necessário para não ficarem expostas ao risco quando tiver uma chuva muito intensa”, orientou.
Veja o vídeo: