terça-feira, 29 - julho 2025 - 16:18

Tenho compromisso com quem alimenta o nosso Estado, é meu dever, está no meu DNA!


Eduardo Botelho, deputado estadual – União Brasil/MT
Eduardo Botelho, deputado estadual – União Brasil/MT

Neste mês de julho, duas datas que considero importantes, me fazem refletir sobre o desempenho do meu trabalho que tem gerado resultados significativos em todo o estado de Mato Grosso.

As datas alusivas são 25 e 28, dia da Agricultura Familiar e dia do Agricultor, respectivamente.

Sendo assim, eu venho, aqui, reforçar todo o meu respeito e admiração pelas famílias do campo. Homens e mulheres que, na labuta árdua do dia a dia, levam alimento à mesa dos mato-grossenses e de milhões de brasileiros.

Eu que também sou oriundo da roça, que cresci em meio as pequenas produções agrícolas dos meus pais, na cidade de Nossa Senhora do Livramento, sei bem o quão é difícil a realidade de muitos que tiram o sustento do que produzem, e sinto que a missão de melhorar a vida de quem vive no campo, está no meu DNA.

Por isso, desde o início da minha trajetória na Assembleia Legislativa, assumi o compromisso de olhar com atenção especial para a Agricultura Familiar. Esse compromisso tem sido materializado por meio de anos de investimentos e parcerias com vários setores públicos.

Fiz dessa política pública minha principal bandeira de luta em Mato Grosso, nesses mais de dez anos de atuação parlamentar. E, nessa caminhada política, de lá para cá, muitos avanços ocorreram no setor. Investimentos de milhões de reais, que fica até difícil de contabilizar, considerando as parcerias feitas, convênios firmados e ainda emendas parlamentares executadas. Além, claro, de muitos feitos concretizados por meio de indicações, projetos de leis e leis de minha autoria que foram sancionadas pelos governadores em duas gestões do executivo estadual, visto os trabalhos desenvolvidos de 2014 até o presente momento.

Mas vou citar, aqui, algumas ações que considero serem importantes para o progresso em comunidades rurais que dependem muito do poder público.

Em 2022, por exemplo, R$ 45 milhões garantiram a perfuração de poços artesianos em vários assentamentos localizados na Baixada Cuiabana. Uma demanda tão antiga dos moradores que levou água de qualidade e segurança hídrica para milhares de famílias das regiões beneficiadas.

Nos últimos anos, também, conseguimos fazer entregas históricas de maquinários, otimizando a produção rural das comunidades. Viabilizamos veículos e equipamentos agrícolas, como: patrulhas mecanizadas, tratores, farinheiras, além de carros utilitários para o fomento do setor, e ainda dar suporte as prefeituras para que os trabalhos dos servidores públicos, incluindo técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), sejam ainda mais eficientes.

Além da oferta de dezenas de cursos de capacitação técnica e profissionalizante, levando conhecimento e ampliando oportunidades no campo.

Uma consolidação de trabalhos, resultados de diversas ações conjuntas com o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT), e ainda somando esforços junto as prefeituras municipais e associação de produtores.

Parcerias que também resultou na entrega de milhares de mudas de árvores frutíferas, como o cafeeiro, bananeira, melaleuca e ainda entrega de calcário e outras linhas de adubo, além de kits de irrigação para as famílias de pequenos produtores.

Dentre as muitas culturas agrícolas promissoras para geração de emprego e renda para os sitiantes, estamos apostando, agora, na produção do cacau, e, por isso, lançamos o programa “Cacau MT”.

Outra iniciativa de minha autoria, que prevê uma grande rentabilidade para quem quiser aderir a cultura do fruto, diversificando o quadro de culturas já existentes no estado. Juntamente como Instituto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (IDAF), fomos atrás de conhecimento, no estado da Bahia, para aprender sobre as técnicas de manejo, plantio, beneficiamento e comercialização do cacau e seus derivados.

No próximo dia 08 de agosto, em Cuiabá, será realizado um grande Seminário sobre o cacau, no Teatro Zulmira Canavarros, às 09h. Com entrada e participação totalmente gratuita a quem interessar.

Sei bem que Mato Grosso é um gigante na produção agropecuária, mas também é terra de milhares de pequenos agricultores que sustentam a economia local, preservam tradições e mantêm viva a vocação agrícola dos nossos rincões. Então defendo que não é só um estado pujante porque é do agro, mas, também, é gigante porque tem gente simples e muito batalhadora, da agricultura familiar.

E, por fim, quero destacar também as ações de Regularização Fundiária, que entregaram mais de 100 mil escrituras definitivas de propriedade em áreas rurais e urbanas, em várias partes de Mato Grosso. Documentos aguardados por 20, 30, 40 anos ou mais, e que foram disponibilizados gratuitamente as famílias de baixa renda com o apoio de parceiros como o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), prefeituras e lideranças comunitárias.

O trabalho é diário e contínuo. E vem muito mais por aí!

Já estamos articulando novas frentes de investimentos, melhorias nas estradas vicinais e mais políticas públicas voltadas ao fortalecimento da produção local, da agroindústria e da geração de renda no campo.

Com a certeza de que ainda vou fazer muito mais por Mato Grosso, deixo o meu agradecimento e reconhecimento a todos que vivem da terra e para a terra.

Seguiremos juntos, valorizando o trabalho honesto e garantindo mais dignidade e apoio para quem move a economia do interior com coragem e fé.

+