quinta-feira, 12 - fevereiro 2026 - 16:22



MERECIMENTO E ANTIGUIDADE

TJ promove Sérgio Valério e Gabrieli Knaul a desembargadores


Allan Mesquita / Da Redação
Sérgio Valério e Gabrieli Knaul – TJMT
Sérgio Valério e Gabrieli Knaul – TJMT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) escolheu, nesta quinta-feira (12), dois novos desembargadores que passam a integrar a mais alta instância do Judiciário estadual. A juíza Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva e o juiz Sérgio Valério foram eleitos pelo Tribunal Pleno, durante sessão administrativa.

Sérgio Valério foi conduzido ao cargo pelo critério de antiguidade, conforme previsto no Edital 138/2025, sendo eleito por unanimidade. Com mais de três décadas de magistratura, ele destacou a experiência prévia em convocações para atuar no segundo grau. “Já atuei no Tribunal em outras oportunidades. Agora retorno com o compromisso de continuar fazendo justiça, que sempre norteou minha trajetória”, afirmou.

Já a juíza Gabriela Knaul foi escolhida pelo critério de merecimento, com 31 votos. A vaga era destinada exclusivamente a mulheres, em cumprimento às regras estabelecidas pelo Edital 135/2025 e às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, por meio da Resolução nº 525/2023, instituiu mecanismos para promover a equidade de gênero na composição dos tribunais. “A responsabilidade aumenta. É preciso técnica, sabedoria e sensibilidade para decidir”, ressaltou a magistrada.

As vagas foram abertas em razão das aposentadorias dos desembargadores Sebastião de Moraes Filho e Sebastião Barbosa de Farias, ambos aos 75 anos, idade limite para permanência na magistratura.

A posse dos novos desembargadores está marcada para esta sexta-feira (13), às 14h, no Plenário 1 do TJMT. Com a nomeação, o Tribunal passa a contar com 39 desembargadores, sendo 13 mulheres.

Trajetórias

Natural de Américo Campos (SP), Sérgio Valério ingressou na magistratura mato-grossense em janeiro de 1992, após aprovação em concurso público para juiz substituto, sendo promovido a juiz de Direito em 1994. Ao longo da carreira, atuou em diversas comarcas, como Cuiabá, Tangará da Serra, Diamantino, Porto dos Gaúchos, Alta Floresta e Barra do Garças. Atualmente, era titular da 2ª Vara Especializada de Família e Sucessões da Capital.

Em Cuiabá, também acumulou passagens por varas cíveis, criminais, de infância e juventude, além de juizados especiais.

Já Gabriela Knaul, natural de Florianópolis (SC), ingressou na magistratura de Mato Grosso em 1999, tornando-se juíza de Direito em 2001. Sua primeira comarca foi Poconé, tendo atuado ainda em Diamantino, Cáceres, Colíder, Rondonópolis, Guiratinga, Campo Verde, Jaciara, Sinop e Cuiabá.

Na Capital, exerceu funções na Turma Recursal Única e nos Núcleos de Justiça Digital, além de ter sido juíza auxiliar do CNJ. Também foi colocada à disposição da Organização das Nações Unidas (ONU) por três anos. Antes da promoção, estava designada como juíza auxiliar da Presidência do TJMT.


Entre no nosso canal do Whatsapp e receba noticias em tempo real. Clique Aqui
+