segunda-feira, 20 - outubro 2025 - 16:35

Trecho do BRT entre Cuiabá e VG será entregue até julho de 2026


Reprodução
Reprodução

O trecho em obras para implantação do BRT, que compreende a Avenida do CPA, em Cuiabá, até o município de Várzea Grande, deve ser concluído até julho de 2026. A previsão foi apresentada pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira e Silva, durante audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa, a pedido do deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

Segundo o secretário, ainda nesta semana será lançada a licitação para a construção das estações do BRT. Já os processos licitatórios para os terminais e o sistema de inteligência devem ser iniciados em até 15 dias. Todos esses elementos são considerados essenciais para o funcionamento completo do modal em Cuiabá e Várzea Grande.

A previsão do governo é que o conjunto da obra — incluindo pista, estações, terminais e o sistema de inteligência — seja finalizado no prazo de 180 a 210 dias, com entrega entre os meses de junho e julho de 2026.

Trecho crítico na Prainha preocupa deputado

Durante a audiência, o deputado Lúdio Cabral manifestou preocupação com o andamento das obras, especialmente no trecho da Avenida Prainha, entre a Igreja do Rosário e o cruzamento com a Avenida Isaac Póvoas. Segundo o parlamentar, a conclusão desse segmento depende de obras de drenagem sob responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá e da concessionária Águas Cuiabá.

“O que me preocupa, sinceramente, é o trecho da Prainha, que depende de drenagem. Na minha opinião, é o mais delicado e poderá causar ainda mais transtornos à mobilidade urbana”, avaliou o deputado.

A audiência pública teve como objetivo cobrar esclarecimentos sobre os atrasos nas obras do BRT em trechos estratégicos das avenidas do CPA, Prainha, Fernando Corrêa e na Avenida da FEB, em Várzea Grande. Esta foi a segunda vez que o secretário Marcelo de Oliveira compareceu à Assembleia para tratar do tema. O deputado Júlio Campos (União) também participou das discussões.

Cobrança sobre prazos e cronogramas

Lúdio Cabral também questionou o não cumprimento do acordo que previa a conclusão do trecho entre o Conselho Regional de Engenharia (Crea) e o Hospital de Câncer até o fim de agosto deste ano. Outro ponto levantado foi o andamento das frentes de obra na Prainha e na Avenida Fernando Corrêa.

Sobre o trecho que vai do viaduto da Sefaz até a ponte sobre o Rio Cuiabá, que liga a capital a Várzea Grande, o secretário afirmou que a previsão de entrega é até 31 de dezembro, podendo ser prorrogada até o fim de fevereiro de 2026.

A licitação para o trecho da Avenida Fernando Corrêa está prevista para ser lançada em até 45 dias, com estimativa de 12 meses para execução. O investimento total previsto na nova etapa do projeto é de R$ 156 milhões.

Marcelo Oliveira também destacou que as obras não estão sendo realizadas no período noturno por falta de mão de obra qualificada, o que, segundo ele, tem impactado o ritmo dos trabalhos.

Assembleia vai manter fiscalização

O deputado Lúdio Cabral reiterou que a Assembleia Legislativa seguirá fiscalizando o andamento das obras para garantir o cumprimento dos prazos. Ele informou ainda que uma nova audiência pública poderá ser convocada dentro de três a seis meses, dependendo do progresso das intervenções.

+