segunda-feira, 6 - outubro 2025 - 18:38

Três Rios (RJ) elege novo prefeito e vice-prefeito


Reprodução
Reprodução

O município de Três Rios, na região Centro-Sul do Rio de Janeiro, elegeu neste domingo (5) seu novo prefeito: Jonas Mascarenhas Macedo (Podemos), conhecido como Jonas Dico. Ele terá como vice-prefeito Arsonval Macedo, o Liliu (MDB). A chapa venceu a eleição suplementar com 16.182 votos, o equivalente a 40,19% dos votos válidos. O mandato vai até 31 de dezembro de 2028.

O pleito ocorreu de forma tranquila, segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Peterson Barroso Simão:

“Os eleitores deram exemplo de exercício do direito-dever cívico de votar com ordem e tranquilidade, fortalecendo a democracia. Juízes, servidores e mesários estão de parabéns pela eleição bem-sucedida”, destacou o magistrado.

Dos 61.308 eleitores aptos a votar, 43.378 compareceram às urnas em 50 locais de votação, o que representa um comparecimento de 70,75%. A abstenção foi de 29,25% (17.930 eleitores). Votos brancos e nulos somaram 3.111, o equivalente a 7,17%.

A eleição foi marcada por tranquilidade, com apenas um registro de desacato na 108ª Delegacia de Polícia Civil, após a apreensão de um veículo com adesivo de propaganda eleitoral nas proximidades de uma seção de votação. Não foi necessário substituir nenhuma das 205 urnas eletrônicas utilizadas.

Entenda o caso

A nova eleição em Três Rios foi convocada após a anulação da candidatura de Joacir Barbaglio, o mais votado nas eleições municipais de 2024. Barbaglio teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 2019, quando presidia a Câmara Municipal.

Embora tenha conseguido uma liminar suspendendo temporariamente a decisão do TCE, a medida foi concedida após o primeiro turno das eleições — o que, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não foi suficiente para reverter a inelegibilidade.

O plenário do TSE, acompanhando o voto do relator ministro André Mendonça, considerou o caso análogo ao da cidade de Bandeirantes (SP), reiterando que a regularização da documentação do candidato deve ocorrer até a data do primeiro turno.

Diplomação

Jonas Dico e Liliu serão diplomados no dia 29 de outubro pelo Juízo da 174ª Zona Eleitoral, no Fórum da cidade. A diplomação é o ato oficial da Justiça Eleitoral que reconhece a validade da eleição e confirma que os candidatos eleitos estão aptos a tomar posse nos respectivos cargos.

+