sábado, 5 - julho 2025 - 18:23

Treze motoristas são presos por embriaguez em duas edições da Operação Lei Seca em Cuiabá


LEI-SECA
LEI-SECA

Treze motoristas foram presos por embriaguez ao volante durante duas edições da Operação Lei Seca, realizadas simultaneamente na madrugada deste sábado (5), em Cuiabá. As abordagens aconteceram nas Avenidas XV de Novembro e Beira Rio, nos bairros Porto e Grande Terceiro.

Entre os 13 presos, quatro associavam o consumo de bebida alcoólica a outros delitos: dois foram autuados por falta de habilitação (CNH), um por porte de droga e outro por direção perigosa.

Ao todo, foram realizados 131 testes de alcoolemia e fiscalizados 128 veículos, entre carros e motocicletas, resultando na lavratura de 75 autos de infração.

As operações, que tiveram início às 3h e se estenderam até as 5h, também resultaram na remoção de 48 veículos, sendo 39 carros e 9 motocicletas.

A Operação Lei Seca é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e conduzida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Nesta edição, participaram equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Civil, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT), da Polícia Penal, do Sistema Socioeducativo e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Implicações legais

Além da autuação criminal, os condutores autuados podem responder em liberdade mediante pagamento de fiança. A multa inicial para quem dirige embriagado é de R$ 2.934,70, podendo chegar ao dobro em caso de reincidência.

Outras infrações, como dirigir sem CNH ou com documentação irregular, também acarretam multas e penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei nº 9.503/1997).

+