- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 24 , ABRIL 2025
A Casa Branca anunciou que, nesta terça-feira (18), os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, mantiveram uma conversa telefônica sobre a necessidade de alcançar a paz e um cessar-fogo na guerra da Ucrânia. O comunicado do governo dos EUA informou que os dois líderes concordaram que o processo de paz começará com um cessar-fogo focado na energia e infraestrutura, com duração de 30 dias, além de negociações técnicas para estabelecer uma trégua no Mar Negro, com o objetivo de alcançar uma paz duradoura.
Durante a conversa, ambos os líderes destacaram a importância de melhorar as relações bilaterais entre os dois países. O comunicado também mencionou que Trump e Putin discutiram o Oriente Médio como uma região de potencial cooperação para evitar conflitos futuros e abordaram a necessidade de combater a proliferação de armas estratégicas. Em relação ao Irã, os líderes concordaram que o país nunca deveria estar em posição de ameaçar Israel.
O governo dos Estados Unidos concluiu a nota afirmando que a relação entre os dois países pode ser aprimorada por meio de acordos econômicos e estabilidade geopolítica, desde que a paz seja efetivamente alcançada.