segunda-feira, 18 - agosto 2025 - 18:13

Trump interrompe reunião com europeus para telefonar a Putin


Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, interrompeu uma reunião com líderes europeus nesta segunda-feira (18) para realizar uma ligação ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal alemão Bild e confirmada por fontes próximas ao encontro. As conversas com os europeus foram retomadas após o telefonema, realizado diretamente da Casa Branca.

Segundo apuração, os líderes europeus não participaram da conversa com Putin. Durante a reunião, Trump anunciou que faria a ligação para discutir os pontos levantados pelos aliados ocidentais.

“Putin está esperando a minha ligação assim que terminarmos esta reunião. Há uma chance razoável de que essa negociação avance”, afirmou Trump, destacando sua longa relação com o presidente russo. “Sempre tive um ótimo relacionamento com ele. Acredito que o presidente Putin também quer encontrar uma solução. Veremos”, completou.

Apesar de defender um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, Trump demonstrou ceticismo sobre sua viabilidade imediata, argumentando que um acordo de paz mais amplo pode ser alcançado em breve. “Todos preferiríamos um cessar-fogo imediato enquanto buscamos uma paz duradoura. Talvez algo assim possa acontecer. No momento, não está acontecendo”, disse o presidente americano ao lado dos líderes europeus.

Trump também revelou considerar a possibilidade de organizar uma reunião trilateral entre ele, Putin e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com o objetivo de discutir diretamente o fim do conflito no Leste Europeu.

+