sábado, 19 - julho 2025 - 11:06

Trump reforça ameaça de taxar países do Brics em 10%


Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar nesta sexta-feira (18) impor uma tarifa de 10% sobre os países membros do Brics, bloco de economias emergentes que, segundo ele, tenta enfraquecer a dominância global do dólar. Em discurso na Casa Branca, o republicano também ironizou a cúpula do grupo realizada no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de julho, afirmando que “quase ninguém apareceu”.

“Temos esse pequeno grupo chamado Brics, que está desaparecendo rapidamente. Mas eles queriam desafiar o domínio do dólar, o padrão do dólar. E eu disse: qualquer país que estiver no consórcio de nações do Brics será tarifado em 10%. Eles realizaram uma reunião no dia seguinte, e quase ninguém apareceu. Não queriam ser tarifados. É incrível”, declarou Trump.

O presidente norte-americano já havia sinalizado anteriormente que poderia adotar tarifas adicionais contra países que se alinharem às que chamou de “políticas antiamericanas” do bloco, embora não tenha especificado quais medidas estariam incluídas nessa definição.

Em publicação na rede Truth Social, Trump reforçou o tom combativo:

“Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics pagará uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a esta política. Obrigado pela atenção!”, escreveu.

Ainda nesta sexta-feira, Trump afirmou que o Brics “acabaria muito rapidamente” caso se consolidasse como um bloco geopolítico relevante. “Quando ouvi falar desse grupo chamado Brics — basicamente seis países — fiquei muito, muito chateado. E, se eles realmente se organizarem de forma significativa, isso vai acabar muito rápido”, disse, sem detalhar quais medidas adotaria.

O Brics, originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, tem atraído o interesse de outras nações em busca de maior integração econômica e política fora da influência dos Estados Unidos e de seus aliados ocidentais.

+