- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


A votação do projeto de lei que aprovou a criação da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento (SMPEO), proposta pelo prefeito Abilio Brunini (PL), foi marcada por confusão e palavrões, durante a sessão desta terça-feira (7) na Câmara Municipal de Cuiabá.
A confusão começou quando alguns vereadores reclamaram por não terem tido a oportunidade de justificar seus votos. A vereadora Baixinha Giraldeli (Cidadania) se irritou com a condução da sessão e acabou perdendo a paciência.
A presidente da Casa, Paula Calil (PL), pediu que fosse verificada na gravação da sessão a lista dos parlamentares que haviam solicitado justificativa e tentou seguir com a votação dos demais projetos. No entanto, Baixinha tomou a palavra e, visivelmente irritada, soltou um palavrão:l.
“Presidente, por favor, se não foi gravado, porque fica essa putaria aqui implicando 24 horas”, disse a vereadora.
A primeira-secretária da Câmara, Katiuscia Mantelli (PSB), repreendeu a colega imediatamente, pedindo respeito. “Palavrão aqui dentro não”, alertou.
Com o clima tenso, Paula Calil suspendeu a sessão por 5 minutos. Após o retorno, a presidente concedeu a palavra aos vereadores que haviam solicitado a justificativa de voto, incluindo Baixinha Giraldeli, que aproveitou para se desculpar pela atitude.
“A palavra que eu usei aqui no plenário, eu peço desculpas a todos. Eu estava aqui atrás e vi meu companheiro pedindo a palavra, achei injusto não deixarem justificar o voto. Errei na palavra, não foi minha intenção ofender. Peço desculpa mais uma vez, sou humilde para reconhecer isso”, declarou.
Apesar do tumulto, o projeto foi aprovado e segue para sanção do Executivo por 19 votos a 2.