- CUIABÁ
- SEGUNDA-FEIRA, 9 , FEVEREIRO 2026
Pelo menos cinco vice-prefeitos de cidades-polo de Mato Grosso devem entrar na disputa eleitoral de outubro, concorrendo a cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Em situação considerada estratégica, eles não precisam se afastar dos cargos para participar do pleito.
Entre os que devem buscar uma das 24 vagas de deputado estadual estão os vice-prefeitos das duas maiores cidades do Estado: Vânia Rosa (MDB), de Cuiabá, e Tião da Zaeli (PL), de Várzea Grande.
Outros três vice-prefeitos devem ser lançados na disputa por uma das oito vagas de deputado federal. São eles o médico Altemar Lopes (Podemos), de Rondonópolis; Sivirino Santos, conhecido como professor Sivirino (MDB), de Barra do Garças; e Acácio Ambrosini (União Brasil), de Sorriso.
As candidaturas são vistas como apostas importantes pelas legendas, já que os vice-prefeitos exercem influência política em municípios considerados estratégicos e podem contribuir significativamente para o desempenho das chapas proporcionais.
Caso sejam eleitos, os vice-prefeitos deverão renunciar aos cargos no Executivo municipal para que possam ser diplomados e tomar posse como parlamentares na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal.