- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 19 , FEVEREIRO 2026
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), disse que a Casa de Leis vai dar apoio jurídico institucional ao vice-presidente do parlamento, Júlio Campos (União), após a denúncia de que um vídeo falso, criado com uso de inteligência artificial, estaria sendo usado para atingir sua imagem.
Segundo Russi, a Procuradoria da Assembleia está à disposição para dar suporte ao parlamentar nas medidas judiciais que considerar necessárias. “Vai ficar a critério dele o encaminhamento que quiser dar, mas todo o apoio jurídico da nossa Procuradoria, da Presidência e do Parlamento Estadual ele terá”, afirmou.
O presidente da ALMT ressaltou que o episódio amplia o debate sobre fake news e o uso de tecnologias avançadas na manipulação de informações. Para ele, o cenário exige atenção redobrada das autoridades, especialmente em ano pré-eleitoral. Russi destacou que conteúdos fabricados podem ser disseminados de forma rápida e impactar eleitores que acompanham o debate político apenas nos dias que antecedem o pleito.
“Imagina, na véspera de uma eleição, algo muito impactante sendo distribuído de forma massiva. Pessoas simples podem se chocar com uma cena montada e até mudar o voto acreditando em algo que não é verdadeiro”, declarou.
Ele disse ainda confiar na atuação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) no enfrentamento à desinformação durante o processo eleitoral e defendeu ações firmes para evitar que inverdades influenciem o resultado das urnas.
O parlamentar também protocolou indicação solicitando a criação de plantão 24 horas especializado em crimes cibernéticos na Polícia Civil, com o objetivo de agilizar investigações e evitar a perda de provas digitais.
Veja o vídeo: