- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 24 , ABRIL 2025
Na manhã desta quarta-feira (23), o corpo do papa Francisco foi trasladado da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, onde será velado em cerimônia aberta ao público. O rito de translação foi conduzido por membros do Colégio Cardinalício e contou com a presença de milhares de fiéis que se reuniram na Praça de São Pedro para acompanhar a chegada do corpo.
Os fiéis terão três dias para se despedir do pontífice antes do sepultamento, marcado para sábado (26). O horário de visitação ao local será das 11h às 0h no dia 23 (horário local), das 7h às 0h no dia 24 e das 7h às 19h no dia 25. A expectativa do Vaticano é que mais de 1 milhão de pessoas passem pela Basílica de São Pedro durante o velório.
O papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, determinou uma simplificação nos ritos funerários já no ano passado. Ele acreditava que a despedida de um pontífice deveria ser mais simples e distante das cerimônias políticas e de luxo. Em sua última vontade, Francisco decidiu que o caixão não seria colocado em um catafalco elevado, como de costume, mas seria posicionado de forma simples, mais próxima do chão, refletindo sua visão de humildade.
O velório será seguido por um período de nove dias de luto, o Novendiali, que começará com a Missa das Exéquias no sábado (26), às 10h (horário local). O sepultamento ocorrerá em seguida, após a celebração das últimas orações.
Durante o velório, a presença de líderes políticos, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está confirmada. A cerimônia de sepultamento acontecerá na Basílica de Santa Maria Maggiore.
O papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano, foi o 266º papa da Igreja Católica. Ele assumiu o cargo em 2013 e faleceu devido a complicações de um acidente vascular cerebral (AVC) e falência cardíaca irreversível.