sexta-feira, 9 - janeiro 2026 - 20:44

Vídeo – Sem mão de obra, Abilio avalia contratar ‘rôbos’ para limpar a cidade


Emanuele Daiane
Emanuele Daiane

ALLAN MESQUITA
Reportagem

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que a gestão municipal avalia investir mais em tecnologia e até no uso de robôs para reforçar os serviços de limpeza urbana da Capital. Segundo ele, a medida é estudada diante da dificuldade recorrente em contratar e manter mão de obra para atividades como varrição, roçagem e pintura de meio-fio.

Para a imprensa, o gestor afirmou que mesmo com a abertura de processos seletivos e salários que chegam a cerca de R$ 3 mil, a prefeitura enfrenta alta rotatividade. “A gente soltou um edital, chamou todos os aprovados, mas menos de 50% ficou no trabalho. Há uma rotatividade muito grande de quem trabalha com varreção e limpeza”, afirmou na última terça-feira (6).

Abilio destacou que a escassez de trabalhadores não é um problema exclusivo do poder público. Diante do cenário, o prefeito explicou que a administração estuda mudar o modelo de contratação, passando a remunerar os serviços por área ou demanda, e não mais por quantidade de funcionários. “A gente está demarcando as áreas para calcular quanto custa limpar uma praça, um canteiro, e dar ordem de serviço por área”, explicou.

Além disso, Abilio defendeu o investimento em tecnologia como alternativa. “Se a gente não conseguir fazer a contratação direta, vai restar investir em tecnologia. Falar para que as empresas ou a própria prefeitura comprem robôs para limpar, máquinas para roçar grama e pintar meio-fio”, afirmou.

Veja o vídeo:

+