quarta-feira, 9 - julho 2025 - 19:45

Xuxu ignora tarifa dos EUA contra o Brasil e transforma Trump em herói na AL; vídeo


IMG_7995
IMG_7995

O deputado estadual suplente Xuxu Dal Molin (União) apresentou nesta quarta-feira (9) uma moção de aplauso ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A homenagem ocorreu no mesmo dia em que o norte-americano anunciou a taxação de 50% sobre produtos brasileiros, o que pode afetar diretamente o agronegócio de Mato Grosso, setor que Dal Molin representa.

Xuxu ocupa temporariamente uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) no lugar de Eduardo Botelho (União), que está licenciado. Produtor rural de Sorriso, cidade conhecida como capital do agronegócio, ele assumiu como suplente após não conseguir se reeleger nas últimas eleições.

Ao justificar a homenagem, o parlamentar afirmou que a moção é um reconhecimento à “preocupação” de Trump com a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), citando “desmandos” e “perseguições” que, segundo ele, estão sendo conduzidos no Brasil. “O ex-presidente Bolsonaro tem sido vítima de perseguição. Trump é uma voz internacional que não tem medo de denunciar isso”, disse Dal Molin na tribuna.

A manifestação, no entanto, coincide com uma medida do governo norte-americano que pode atingir em cheio o setor produtivo brasileiro. No anúncio feito nesta quarta, Trump afirmou que a decisão de impor tarifas de 50% tem relação com a suposta censura a redes sociais nos Estados Unidos e à perseguição contra aliados da direita global, citando nominalmente Bolsonaro.

Essa não é a primeira vez que o deputado manifesta apoio às políticas econômicas do ex-presidente americano. Em abril, ele já havia defendido o “tarifaço” proposto por Trump, alegando que era uma reação legítima diante de um cenário geopolítico “desequilibrado”.

+