domingo, 17 - agosto 2025 - 12:36

PT, PCdoB e PV oficializam apoio à reeleição de Carlos Fávaro


Reprodução
Reprodução

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), recebeu oficialmente o apoio da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV) para disputar a reeleição ao Senado em 2026. A aliança foi selada em reunião realizada no último sábado (16), em Cuiabá. A reeleição de Fávaro é uma prioridade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já articulou para que a candidatura se torne o principal projeto da chapa majoritária, que contará com duas vagas, embora o segundo nome ainda não tenha sido definido. A definição deve ocorrer somente no ano que vem.

Como parte da estratégia, Lula convenceu a ex-deputada federal Rosa Neide, atual presidente do PT em Mato Grosso, a desistir de sua candidatura ao Senado, com a perspectiva de retornar à Câmara dos Deputados. Com isso, todos os partidos aliados da esquerda e parte do centro do espectro político irão concentrar seus votos em Fávaro, em uma tentativa de contrapor a força da direita bolsonarista em um estado considerado conservador.

Além de Fávaro e Rosa Neide, outras lideranças da Federação Brasil da Esperança participaram da reunião, incluindo o deputado estadual Valdir Barranco (PT) e o ex-vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV).

Fávaro deve enfrentar na disputa ao Senado nomes como o governador Mauro Mendes (União Brasil), a deputada estadual Janaina Riva (MDB), o deputado federal José Medeiros (PL) e o produtor rural Antônio Galvan (Novo), todos se movimentando politicamente para consolidar suas candidaturas.

+