sábado, 13 - setembro 2025 - 22:13

2 do PP assumem vagas de vereadores do MDB cassados por fraude


Os vereadores cassados do MDB de Reserva do Cabaçal, Marcos Pereira Alecrim e Evanildo Venâncio, o Nildão
Os vereadores cassados do MDB de Reserva do Cabaçal, Marcos Pereira Alecrim e Evanildo Venâncio, o Nildão

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos dos vereadores Marcos Pereira Alecrim e Evanildo Venâncio Ferreira, o “Nildão”, ambos do MDB, por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de Reserva do Cabaçal (MT). A decisão foi oficializada nesta sexta-feira (12) pela 41ª Zona Eleitoral, sediada em Araputanga.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) já havia concluído o julgamento no mês passado, acolhendo recurso apresentado por Marcos Manoel da Silva, o “Professor Belau”, primeiro suplente do PP. Ele denunciou que a candidata Delclesia Gomes foi utilizada como “laranja” na chapa do MDB, tendo recebido apenas um voto no pleito municipal.

Em ofício enviado à presidente da Câmara Municipal de Reserva do Cabaçal, Alessandra Cristina, o chefe do cartório eleitoral, Armistrong Rutilho Monteiro, comunicou oficialmente a cassação dos mandatos e determinou a retotalização dos quocientes partidário e eleitoral. Os votos atribuídos à legenda do MDB serão desconsiderados, e, a partir da nova totalização, será feita a recontagem para definição dos novos ocupantes das vagas.

Com a exclusão dos votos do MDB, as cadeiras na Câmara serão assumidas por dois representantes do PP: o próprio Professor Belau e Juliana Negris, ambos ex-vereadores.

+